Você conhece a diferença entre síndico e administrador de condomínio?

 em administrador de condomínio

administrador de condominio curitibaMuita gente acredita que o trabalho de um administrador de condomínio substituiu o papel do síndico. Será que isso é verdade? Ou as duas funções são complementares? Se você também tem dúvidas com relação a esse assunto, continue lendo este artigo que a ADCCOB Serviços de Cobrança preparou especialmente para você.

A contratação da empresa ou de um administrador autônomo para um condomínio não vai substituir o trabalho do síndico. Na verdade, o que ocorre é que o síndico delega diversas atribuições ao administrador e passa a supervisionar o seu trabalho.

Dessa maneira, quem tem a última palavra continua sendo o síndico. Ele é quem estabelece o que será feito e demanda tarefas da administradora, que deve realizar tudo conforme o contrato descreve.

Ou seja, o papel do síndico continua sendo indispensável, a grande diferença é que ele terá um parceiro ajudando em diversas tarefas e pode dedicar mais tempo para melhorias no condomínio. Vamos ver, a seguir, as principais atribuições de cada um dos dois.

Funções do Síndico

Quem acha que o trabalho do síndico é fácil, está muito enganado. Ele executa tarefas importantes, que afetam dezenas ou centenas de pessoas e que exigem um enorme senso de responsabilidade.

• Convocar a assembleia dos condôminos
• Representar o condomínio e praticar os atos necessários à defesa dos interesses
• Informar à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo
• Fazer com que a convenção, o regimento interno e as normas da assembleia sejam respeitadas
• Zelar pela prestação dos serviços que interessem aos moradores
• Elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano
• Cobrar dos condôminos a taxa de condomínio e estabelecer e cobrar as multas devidas
• Prestar contas à assembleia anualmente
• Realizar o seguro da edificação

Funções do Administradoradministrador de condominio

A principal atribuição de um administrador de condomínios é auxiliar o síndico nas tarefas diárias, sobretudo naquelas que não exigem contato com os condôminos.

• Elaborar folhas de pagamento
• Emitir os boletos da taxa condominial
• Organizar a prestação de contas
• Realizar o demonstrativo de receitas e despesas
• Prestar assessoria na pauta das assembleias
• Gerenciar os encargos previdenciários mensais
• Gerenciar os fundos de reserva e de obras
• Fornecer consultoria sobre aspectos legais

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